ADN

O ADN é uma molécula orgânica que reproduz o código genético. Quando transcrita em ARN, tem a capacidade de traduzir proteínas. É responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie e de todos os seres vivos. A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsavel pela transmissão de agentes geneticos que determinam a herança de caracteristicas comuns a uma determinada especie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes geneticos que actuam sobre os traços e caracteristicas proprios do individuo que o tornão um ser diferente de todos os outros. Alguém percebeu alguma coisa? O poder dos genes é inegável mas nós somos todos diferentes...o que nos liga é muito mais do que isto!!

17 abril 2007

A GRANDE AVÓ

Posso dizer que sou uma das priveligiadas em ter sido "criada" pela nossa matriarca.
Qual infantário qual quê...as tardes passadas no jardim do bacalhau a falar com o Sr. Góinhas, as sestas dormidas em 3 cadeiras na cave...as anedotas que aprendi...poder correr à volta do cafe com o Pantufa, tudo isto e muito mais me marcou tanto que apesar dos poucos anos que tinha, ainda hoje me lembro de alguns pormenores. E tudo isto graças à nossa avó que me aturou tantos e tantos dias, que cuidou de mim quando tava doente, que me levava com ela às compras ao Sr. Zé e me comprava borrachas de todas as cores porque eu adorava fazer rabiscos. Aliás foi ela que me guiou nos meus primeiros passos no mundo matemático(apesar de que naquela altura tinha muito mais jeito para a coisa que agora :s). E mais tarde, já na escola, quando chegava para o almoço, tinha na mesa arroz de tomate com carapaus fritos ou feijoada, que ela fazia porque sabia que eram as minhas comidas favoritas.
Quem não se lembra das férias passadas com ela no Almograve, todos ao molho naquela casinha em frente à escola, onde eu e a Inês iamos andar de baloiço e a Tânia e a Rita levavam o rádio e ouviam musica da janela. De na praia os mais velhos quererem andar à vontade e a Avó ir para a beira de água gritar "venhammm paquiiii moços dum raio"(quando era a minha mãe a ultima palavra mudava um bocadinho lol).
Tudo isto e tantas mais situações das quais nos podemos orgulhar de ter vivido e dizer de boca cheia que pelo menos em crianças fomos todos muito felizes.
E ainda hoje mesmo que as coisas estejam a correr um bocadinho pior, quando nos sentamos todos à mesa, seja Natal, Ano Novo, Páscoa ou aniversário de alguém, os problemas desaparecem por instantes e conseguimos estar todos bem só por Ela, pla GRANDE avó que se pudesse ainda nos punha naquele grande colo e cantava "ohhh Ana, ohhhh Ana, sra minha mãe vou já...", ou neste caso.."sra minha avó vou ja...".
Obrigada por tudo e sim tenho muito orgulho que sejamos TODOS DA MESMA AVÓ

3 comentários:

Totuus disse...

Palavras muito bonitas e verdadeiras...é pena que o tempo não possa voltar atrás!!
A Fiffas e a Heka só kerem fazer o pessoal chorar...
Beijos grandes!
Orgulho em ser da mesma avó!

Kukka disse...

fizeste-me xorar moça dum raio( sim se fosse a minha tia a ultima palavra mudava um cadinho)..beijoesssss****

Heka disse...

Sim é verdade que é um post mto emocionante.
É bom saber que todos pensamos e sentimos as coisas da mesma maneira, e tb é bom saber k ñ temos problemas em expor os nossos sentimentos.
Por vezes penso k nunca poderiamos ser assim se não fossemos todos da GRANDE AVÓ, só espero sinceramente que possamos te-la entre nós por mts e mts anos para que tb ela transmita o k nos transmitiu ao nossos filhotes, pois assim tenho a certeza que tb eles um dia se juntarão para fazer um blog "Todas da mesma Bisa", com orgulho claro.
BJS